Quando o verão chega ao Japão, em junho, trazendo as chuvas, é momento de cultivar os arrozais e de se preparar para a forte temperatura que esta por vir. A comida fica mais leve, melancias surgem por toda parte e crianças vão à procura de besouros e cigarras. Os grilos cantam, as cerejeiras em flor agora estão verdes, assim como as ameixeiras, os campos estão cobertos de lavanda e girassois. A também a parte chata, que é o surgimento de insetos, pernilongos, lacraias, baratas e cobras.
Mas enfim, são tantas coisas que escolhi 12 motivos para aproveitar o verão japonês!
Mas enfim, são tantas coisas que escolhi 12 motivos para aproveitar o verão japonês!
1- Fogos de artifício (花火)(hanabi) Ao contrario do ocidente que usa fogos de artifício para comemorar o ano novo, lá no Japão é agora no verão que eles dão o ar da graça. Nagaoka, na província de Niigata, é sede de um dos maiores matsuri (festival japonês) dedicados aos fogos, mas em cada pequena cidade ou vila as pessoas se reunirão nos templos para celebrar os meses quentes.
2- Festivais de verão (祭り)(matsuri) templos budistas e santuários xintoístas organizam animados festivais de verão para sua comunidade em todo o Japão. As imagens mais permanentes da estação acontecem por lá, barraquinhas vendendo gelo raspado, crianças recolhendo peixinhos dourados, meninas vestidas com yukatas e estandes com máscaras dos personagens favoritos da TV.
3- Festival Kanto Matsuri um dos mais divertidos festivais do Japão é o Kanto Matsuri, na cidade de Akita, no norte do país. Os participantes desfilam equilibrando varas de bambu com mais de quarenta lanternas. Eles usam o quadril, a palma das mãos, a testa e os ombros para carregar os postes de mais de 50 quilos. O festival ocorre anualmente no início de agosto.
4- Taikô (太鼓)(tambor japonês) ao longo da história foi uma forma de expressão cultural. Podia ser utilizado para motivar tropas, para agradecimentos pelas boas colheitas nas cerimônias religiosas, entre outros. Contudo, após a segunda guerra mundial a sua função social sofreu uma grande mudança sendo hoje, quase que exclusivamente encontrado em festividades artísticas.
5- Yukata (浴衣)( Quimono de verão) quando o calor chega, os quimonos de inverno são deixados de lado por versões mais simples e leves, o yukata. Crianças, idosos, homens e mulheres, vestem principalmente durante os festivais de verão.
6- Leques (ファン)(Fuan) Acessório indispensável no calor, ele tem uma série de utilidades, que vai além do óbvio, que é proporcionar uma brisa fresca ao usuário, hoje em dia ele é muito visto nos festivais, onde as moças vestidas de yukata, se abanam durante o verão quente e úmido japonês.
7- Hiyashi Chuka (冷やし中華)(macarrão gelado) o verão japonês às vezes pode ser de castigar, com a umidade e calor chegando a níveis impensáveis. Para refrescar mentes e alegrar o estômago, pratos refrescantes pipocam nos cardápios dos restaurantes de todo o Japão. Uma das opções certeiras (e saudáveis) é o macarrão frio hiyashi chuka, coberto de tiras de omelete, carnes e verduras.
8- Kakigori (かき氷)(gelo raspado) é feito com gelo raspado com cobertura de xarope e leite condensado. Os sabores mais populares incluem morango, cereja, limão, chá verde, uva, melão, blue Hawaii...
9- Furin (風鈴)(sinos de vento) durante o verão quente japonês, podemos ver e ouvir com mais frequência, não só em áreas tradicionais, como também em distritos modernos. O Furin, é colocado na frente da janela ou porta, e seu som que parece o som de um sino, anuncia a brisa refrescante durante os dias quentes e úmidos no verão.
10- Piscinas, rios, cachoeiras e praias No Japão, as piscinas públicas e parques aquáticos são muito procurados pelos japoneses para se refrescar do calor e passar um dia agradável ao lado da família. Para entrar nesses lugares passa-se uma pequena taxa que normalmente vale para o dia inteiro. Lembre-se porém que tatuagens não são permitidas, portanto se você tiver uma, é bem provável que seja barrado.Há também boas opções de piscinas cobertas com praias artificiais.
A muitos lagos, rios e cachoeiras e estes locais são boas opções para quem não curte água salgada.
E para quem gosta, a praias lindíssimas, que em alguns lugares as águas são cristalinas.
Piscina pública |
Piscina coberta de ondas artificias |
Alguns exemplos de praias... |
Exemplo de como é se refrescar nos rios... |
11- Escalar o Monte Fuji O Monte Fuji não é somente a montanha mais alta do Japão (3776 metros), mas também seu mais querido símbolo. Quando o calor de verão derrete suas neves, milhares de pessoas ascendem suas encostas para, lá do alto, junto à cratera, ver o sol nascer. Todas as rotas oficiais têm estações (paradas) com pousadas, área de descanso e quiosques onde estão à venda bebidas, lembranças, comida e até garrafinhas de oxigênio. As trilhas mais populares são as de Fujinomiya, Gotemba e Fujiyoshida.
12- Dias longos Apesar do intenso calor sufocante, o verão tem mais um ponto positivo… Os dias ficam mais longos, com o sol nascendo às por volta das 4:30 da manhã e se pondo somente às 19:00 ou até por volta das 20:00 da noite, podendo aproveitar tudo isso.
O que você achou do verão Japonês?
Espero que tenha se animado com esse calor todo!!!
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário