Traduzir

11/03/2015

Pray For Japan. (Ore pelo Japão)

   


Hoje não poderia deixar de falar sobre esse dia. O dia 11/03/11, dia em que o mundo e o Japão parou diante de tanta destruição, tristeza, medo e incertezas por causa de um forte terremoto seguido de tsunami em Fukushima norte do Japão. A 4 anos atras, meu sogro, meu marido, meu filho, e eu estávamos lá, e pra nós foi um dia comum, eu particularmente não senti tremor nenhum, teve amigos que sentiram de leve como se fosse uma tontura, mas fui saber o que estava acontecendo quando começamos receber ligações daqui do Brasil de nossos parentes, suuuuuper preocupados conosco, e estávamos tranquilos sem saber de nada até que ligamos a TV e começamos a entender porque tamanha preocupação, fiquei horrorizada! Confesso que só não me assustei tanto porque estamos acostumados a ver desastres até parecidos todos os anos aqui no Brasil, nas regiões de São Paulo e Rio, causadas pelas forte chuvas que levam e destroem tudo também. 
Mas lá foi de assustar! Quanta gente morrendo, quando desastre, que tristeza!
E os dias foram passando e vimos um país tão pequeno, de pessoas tão ocupadas, muitos até individualistas se unirem, vimos nos comércios caixinhas de dinheiro pra doação, prateleiras vazias ou com pouco estoque, porque as pessoas estavam comprando mantimentos e água, e mandando pra lá, por conta própria, unidos com suas igrejas, a cruz vermelha os escoteiros, todos unidos e orando pelo Japão.
Essa foi as minhas memorias desse dia tão triste. E espero não ver o Japão passando por isso novamente!... 
Vamos Orar e Torcer pelo Japão, assim como para o nosso Brasil e todo ô mundo que tem precisado muito né!?

Deixo abaixo uma mateia pra quem tiver interesse de saber mais detalhadamente sobre o terremoto e o tsunami e como andam as coisas por lá!

Japão lembra quatro anos do desastre em Fukushima

Milhares de vítimas do terremoto seguido de tsunami continuam vivendo de maneira provisória e sob difíceis condições, admite governo. Feridas abertas dificultam planos de Tóquio de reativar reatores nucleares no país. O Japão lembrou nesta quarta-feira (11/03) os quatro anos do desastre natural que causou o maior acidente nuclear do país, em Fukushima, com várias cerimônias e celebrações em homenagem às vítimas.
Os japoneses fizeram um minuto de silêncio exatamente às 14h46, hora local, quando, em 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9 atingia o nordeste do país, desencadeando um tsunami. O desastre deixou 15,8 mil mortos, 2,5 mil desaparecidos, mais de 6 mil feridos, além de 403 mil casas e prédios destruídos.
"Nunca poderemos esquecer a imagem do tsunami assustador que vimos na televisão naquele dia", disse o imperador Akihito, acompanhado da imperatriz Michiko, numa cerimônia oficial em Tóquio. "É importante continuarmos reunindo esforços para construir um país mais seguro, sem nos esquecermos dessa lição", prosseguiu.
O evento, que também contou com a participação do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, reuniu familiares de vítimas. Quatro anos depois, muitos ainda buscam restos mortais que nunca foram localizados.
Cerca de 228 mil pessoas continuam vivendo em residências temporárias. Uma das preocupações do governo japonês é a lentidão da reconstrução de várias áreas atingidas pelo tsunami devido ao baixo número de trabalhadores e aos altos preços do material de construção civil.
Akihito destacou que muitas pessoas que moram tanto nas regiões atingidas quanto em áreas para as quais foram evacuadas continuam vivendo sob condições difíceis.
Fonte: DW 
                                                          Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário